Pages

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Coisas de outro pais: Salmiakki

Ontem eu tava no cabeleireiro com a minha mãe e tinha uma mulher com a sua mãe mais a mulher já tinha 49 anos e falava em español ¬ quem não fala ? eu moro em fronteira e meus papis são uruguaios,mais eu perguntei de onde ela era ? ela me disse que era de Montevideo (cidade do Uruguai) mais que morava faz tempo muitos anos na Finlândia em Europa ai ela me deu  uma bala horrível chamada SALMIAKKI poisé é só encontrada lá e então no Brasil nem deve existir mais #ficadica que se alguém perguntar se você quer salmiakki responda com um não,obrigado ! paokspoakoa aqui tem uma foto dessas balas :





Salmiakki (finlandês) ou salmiak (norueguêsdinamarquêssueco e neerlandês) é um confeito salgado (parece uma bala, mas ao invés de ser doce é salgada) que muitas pessoas da Finlândia e da Noruega adoram. Alguns dizem que o gosto vem do costume, outros dizem que as crianças destes países têm uma afeição natural a sabores distintos.

CaracterísticasSua coloração lembra licor de alcaçuz e seu sabor é obtido a partir do cloreto de amónio (NH4Cl). A palavra salmiak(ki) vem do latim sal ammoniac que quer dizer "sal de amônia".
Os confeitos de salmiakki são normalmente coloridos artificialmente de preto ou marrom escuro, mas podem ser encontrados também na cor branca e variantes de cinza. Não se sabe a razão da preferência pelas cores escuras, já que o cloreto de amônia puro é branco, mas supõe-se que seja para dar uma "imagem mais séria" ao produto ou devido ao licor de alcaçuz utilizado para suavizar o sabor do cloreto de amônia.
O formato mais popular das balas de salmiakki é losangular. Este formato é tão comum que na Finlândia a palavra "salmiakki" algumas vezes é utilizada para designar esta forma geométrica e não o confeito, contudo também é possível encontrá-las em formato redondo (discosou esferas).
Além de ser consumido na forma de confeito, salmiakki também é utilizado para dar sabor a vodcabrandy e recentemente até mesmo acarnes ("Salmiakkipossu" é uma marca de carne de porco, nomeada assim provavelmente por ser um jogo de palavras com "Salmiakkikossu", uma popular marca finlandesa de vodca Koskenkorva com sabor de salmiakki).
Salmiakki é muito popular nos países nórdicos mas não muito conhecido no resto do mundo. A maioria dos demais europeus já ouviu falar de salmiakki, algumas vezes até provaram, mas normalmente não gostam do sabor, com exceção dos holandeses. Por este motivo às vezes a Holanda é chamada de 'o sexto país nórdico'.
É praticamente impossível comprar salmiakki fora da Europa, mas é possível encontrá-lo a venda em algumas lojas virtuais internacionais.

Fontes:  Wikipédia 

E ai o que acharam ? semana que vem,vem outra coisita estranha poakspoakos

Com carinho @umakatycat !


Nenhum comentário:

Postar um comentário